• Dra. Fabiola Monaco

Plasticidade neural: quando você pode (re)construir seu cérebro


Enquanto a ciência avança, nossos horizontes e esperanças se ampliam. Exemplo disso é a descoberta de que o desenvolvimento neural se prolonga por toda a vida, de que é possível o nascimento e a migração de neurônios favorecendo novas sinapses e caminhos alternativos para a comunicação neural. Embora (ainda) com algumas limitações, são descobertas sem precedentes. Elas significam que é possível reabilitar prejuízos nas funções do sistema nervoso, recuperando habilidades cognitivas e comportamentais prejudicadas (por sinistros ou patologias) ou adquirindo e desenvolvendo aquelas que estão ausentes ou deficitárias desde o nascimento.

É exatamente essa capacidade de alteração na estrutura e funcionamento do sistema nervoso que chamamos plasticidade neural. Pesquisas tem constatado que o cérebro altera seu comportamento em resposta a estímulos adequados, resultando em aumento na taxa metabólica cerebral, nas ramificações dendríticas e sinápticas, nas células gliais e vasos sanguíneos. Tudo isso promove a comunicação neural, favorecendo a aprendizagem, a recuperação de lembranças, a restauração de lesões neurológicas e a redução dos efeitos das estruturas alteradas.

Investigações tem também demonstrado por quê e de que maneiras uma adequada estimulação é capaz de diferenciar circuitos neuronais e promover adaptações ou aprendizagens comportamentais. Os estímulos ambientais são captados por receptores sensoriais e convertidos em impulsos elétricos. Estes são analisados e utilizados pelo sistema nervoso central para o controle de respostas vegetativas, motoras e cognitivas. Esses processos envolvem a formação de circuitos neurais por onde transcorrem as comunicações organismo/ambiente, responsáveis por todo o funcionamento físico, mental e comportamental do indivíduo. Novas aprendizagens implicam a repetição de circuitos neurais relevantes (à aprendizagem, como os de conceitos prévios, de praxias etc.) e estabelecimento de novas conexões (como na generalização de conceitos, no aprimoramento de praxias, dentre outros). Uma estimulação pautada, por exemplo, na prática repetida, fortalece as vias neurais e permite que a transmissão dos sinais elétricos viagem pelos neurônios com mais eficiência inclusive ao criar ou utilizar uma nova via. Um exemplo de aplicação prática é a plasticidade compensatória, quando o cérebro reorganiza suas redes neurais ativando uma região correlata no hemisfério cerebral não dominante.

Por outro lado, estudos em neurogênese têm verificado as possibilidades terapêuticas de um tipo particular de células, presentes no hipocampo, capazes de se especializar e migrar para as regiões que estão sendo estimuladas. São chamadas células estaminais neurais e são capazes de se dividir originando mais células capazes de se diferenciar e migrar para constituir várias estruturas cerebrais. Graças à ação sinérgica de diferentes órgãos coordenados pelo sistema nervoso, é possível desencadear mudanças no tecido nervoso para manutenção homeostática (equilíbrio de funções), cicatrização e reparo tecidual, possibilitando a recuperação de funções perdidas.


Abaixo, representações de células corticais: em A, um neurônio com desenvolvimento normal. Em C, o aumento nos dendritos sucedido à estimulação e, em E, sua regressão em decorrência de pobreza de estímulos.






Para aprofundamento no tema:


CAIXETA, L.; FERREIRA, S. B. (Eds.). Manual de neuropsicologia dos princípios à reabilitação. São Paulo: Editora Atheneu, 2012.

BENNETT, E. L., DIAMOND, M. C., KRECH, D. & ROSENZWEIG, M. R. Chemica and anatomical plasticity of the brain. Science v. 146, 610–619, 1964

HAASE, V. G. & LACERDA, S. S. Neuroplasticidade, variação interindividual e recuperação funcional em neuropsicologia. TemasemPsicologia da SBP, Vol. 12 (n.1), 28-42, 2004

LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; SILVA, M. T. A. (Org.). Intersecções entre Neurociência e Psicologia. 1ed. Rio de Janeiro: Medbook Editora Científica, 2007, v. 1, p. 149-174.

R. Mal. Deodoro, 2722 - Centro, São Carlos - SP, 13560-200, Brasil

Copyright © 2018  Efficiens (efficiens.com.br)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now