PSICOPEDAGOGIA

Distúrbios/transtornos de aprendizagem e psicopedagogia hospitalar

Na prática clínica oferecemos atendimento especializado e individualizado a pessoas visando à superação de dificuldades e transtornos de aprendizagem, o aprimoramento do desempenho acadêmico e de socialização, incluindo as relações consigo, com o outro e com o ambiente (material ou psicológico). 
Os objetos de atenção na prática clínica são vários, como por exemplo: a dislexia (transtorno relacionado à dificuldade de reconhecimento da palavra, de decodificação e soletração), o TDAH (transtorno de hiperatividade e défcit de atenção), a discalculia (desordem neurológica que impacta nas competências aritméticas), a disortografia (perturbação neurológica que afeta a aprendizagem da escrita), a imaturidade das estruturas cognitivas (que se relacionam com o raciocínio lógico), a disgrafia (problemas que afetam a legibilidade da escrita), dentre outros.
Também cuidamos de outros fatores importantes ao desempenho acadêmico e profissional, como o déficit de repertório de pré-requisitos para a aprendizagem (a popularmente conhecida “defasagem de conteúdo”), habilidades como produção textual, interpretação de textos, de gráficos, de estratégias de estudo, funções executivas etc. Esse trabalho também abrange contribuições nas aprendizagens não diretamente escolares, mas que favorecem o sucesso em projetos pessoais, a autoestima, a autoconfiança, as habilidades sociais etc.
No campo institucional, atuamos em qualquer organização (seja ela de caráter educativo, social ou de tratamento especializado) em que haja situações relacionais entre pessoas e destas com materiais culturais (conhecimentos, valores, tecnologias etc.). Aqui também se inscrevem os processos voltados à aprendizagem e conhecimento de si mesmo, do outro e do contexto.
No que se refere ao âmbito hospitalar/ambulatorial, o atendimento se dá tanto no contexto escolar/acadêmico quanto no acompanhamento dos processos de  aprendizagem em relação aos impactos da descoberta e do processo de tratamento da doença (abordando o conhecimento, a afetividade, as questões psicossociais e adaptações necessárias para auxiliar a resposta ao tratamento e a reinserção social pós-tratamento).

 

R. Mal. Deodoro, 2722 - Centro, São Carlos - SP, 13560-200, Brasil

Copyright © 2018  Efficiens (efficiens.com.br)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now